Mato Grosso, Quarta-Feira, 15 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat e Secretaria de Justiça discutem parceria para capacitação de agentes sócio-educativos
Unemat e Secretaria de Justiça discutem parceria para capacitação de agentes sócio-educativos
27/02/2007 16:42:16
por Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade do Estado de Mato Grosso e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública discutem parceria para a construção de projeto de capacitação de servidores que trabalham com adolescentes em conflito com a Lei. Representantes da Diretoria de Sistema Sócio-Educativo apresentaram a proposta aos gestores da Unemat, em reunião realizada hoje (27.02), na Sede Administrativa em Cáceres.

A intenção é construir e estruturar o Núcleo de Capacitação Continuada em Mato Grosso, vinculado à Diretoria de Sistema Sócio-Educativo, a partir de uma visão diferenciada do atendimento a adolescentes em situação de risco social, que ultrapasse a concepção repreendedora, punitiva e pontual.

Nesta parceria, a Unemat contribui com a parte pedagógica na capacitação dos agentes sócio-educativos, pois acumula grande experiência e conta com profissionais qualificados no desenvolvimento de cursos regulares e diferenciados no Estado. O projeto está em construção e prevê um investimento do Governo Federal de até R$ 250 mil, de acordo com a política implementada pelo Sistema Nacional Sócio-Educativo (Sinase).

A capacitação será realizada em ações direcionadas para distintos públicos, baseada em quatro eixos fundamentais. Inicialmente serão qualificados 100 atores sociais para a implementação da proposta pedagógica do Centro Sócio-Educativo. Posteriormente, cerca de 180 profissionais que trabalham diretamente com os jovens do Centro Sócio-Educativo serão orientados sobre a prática de segurança e noções básicas de gerenciamento de crise. A proposta prevê, também, oficinas com temas considerados importantes no contexto, para 300 adolescentes e familiares. E ainda, curso para 100 servidores de 22 municípios do Estado, dentre eles, Cuiabá, Rondonópolis, Cáceres e Sinop.

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Carolina Joana da Silva, enfatizou que a discussão precisa ser ampliada dentro da Instituição. “Inclusive incluir ações de pesquisa, comparar os resultados esperados e alcançados no projeto, que apontem novas direções para que se efetive uma ação de fato continuada”, disse.

Para o Pró-Reitor de Ensino e Graduação, Agnaldo Rodrigues, é um desafio participar deste processo. “A Universidade não pode ser apenas executora, mas participar ativamente da construção do projeto”, pontou. Já o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva, destacou que vai ser um processo de diálogo e ampliação de conhecimentos e práticas. “Precisamos de muita sensibilidade, flexibilidade para realizar este trabalho em conjunto”, pontuou.

Programação:

O projeto final será construído em conjunto e encaminhado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública ao Governo Federal até dia 16 de março. “É essencial que façamos um trabalho conjunto. Para que possamos ter nossas expectativa e necessidades atendidas, mas também responder às necessidades dos profissionais da Unemat”, disse o Superintendente do Sistema Sócio-Educativo, Carlos Caetano.

A Unemat vai instituir uma comissão interna para discutir e construir o projeto. A próxima reunião da equipe está agendada para esta quinta-feira (01.03), em Cuiabá.

Mais informações, na PRPPG ou PROEG, Sede Administrativa da Unemat, pelo telefone (65)3221-0000.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24681 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada